Data início tramitação:
17/02/2012 00:00
Subtipo do documento:
Indicação
Número protocolo:
0001-2012
Data protocolo:
22/02/2012 15:41
Quorum:
Maioria Simples
Processo de Votação:
Legislatura:
11º LEGISLATURA 2009 - 2012
Sessões que participa:
Regime de Tramitação:
Justificativa:
Zoonoses, termo usado para designar doenças transmitidas por animais ao Homem, dentre elas podemos citar: Raiva, Leishmaniose, Leptospirose, Toxoplasmose, Verminoses, contaminação de ambientes por parasitos como Carrapatos, piolhos, sarnas e pulgas e muitas outras doenças.
Muitos Municípios capturam e remetem estes animais abandonados para Universidades que tem o curso de Medicina Veterinária para serem tratados servindo como aprendizado aos estudantes, outros os mantém para adoção, mas nesses casos o Município tem um local próprio para mante-los, o que não é o nosso caso.
Uma alternativa é interferir em sua capacidade reprodutiva através da esterilização (castração), evitando assim a superpopulação e a disseminação das doenças (Zoonoses). Outra medida é de uma campanha de consciência sobre a posse Responsável, mas em todo o caso, o Município tem o dever e a obrigação de resolver o problema, que é um problema de saúde pública.
Uma campanha inicial com a esterilização (castração) de cães e gatos machos, aplicação de antiparasitários internos e externos e sarnicidas, já diminuiria em muito o risco de contaminação de locais públicos e um passo inicial para reduzir a população de animais de rua e abandonados, podendo ser estendida à população que queira esterilizar seus animais. Para tanto eu Mauro Pacelli Nogueira de Souza, Vereador e Médico Veterinário me ofereço como voluntário para realizar os procedimentos em finais de semana a combinar.
Portanto, pelo presente e na forma regimental, indico ao Exmo. Prefeito Municipal de Cruzália, Sr. Alceu Vidotti que estude esta possibilidade, onde o Município gastará em torno de R$ 25,00 por animal castrado e medicado, um valor baixo pela importância e retorno que traria ao nosso Município